Quem Somos

“A vida inventa! 
A gente principia as coisas, 
no não saber por que, 
e desde aí perde o poder de continuação
porque a vida é mutirão de todos, 
por todos remexida e temperada”
[Guimarães Rosa -Grande sertão Veredas]

 

PRAXIS foi a palavra escolhida para nomear a instituição porque expressa a direção do nosso desejo. Trata-se de um termo grego que designa uma atividade prática, diferenciada da teoria. A palavra práxis, na língua portuguesa, é originária deste termo e bastante usada como sinônimo de prática. Das diversas conceituações, o sentido que apropriamos e que motivou a escolha do nome é mais próxima da noção marxista. Nesse entendimento, práxis é aquilo que acontece na execução do trabalho (fundamentado na teoria, mas para além dela), indissociável e intrinsecamente relacionada à reflexão crítica, à subjetividade e ao ato criativo.

A práxis se dá no real da atividade; é um saber-fazer com as dificuldades e empecilhos não prescritos, com o novo que se apresenta e atravessa o campo de trabalho. Alude ao processo de criação movido pela inventividade e sensibilidade a partir do mal-estar e dos diversos constrangimentos com os quais ficamos às voltas no fazer profissional diário.

Temos dois objetivos principais:

● Ampliar a inserção da clínica, tornando acessível o cuidado terapêutico a qualquer pessoa que busque o nosso apoio; e

● Oferecer programas de aprimoramento profissional acessíveis, voltados aos profissionais das Ciências Humanas. As propostas são marcadas pela manutenção de diálogo entre as disciplinas dessa área de conhecimento, sistematização e compromisso ético no processo de transmissão.

Nosso espaço está aberto a todos que se sintam convocados a cooperar para a construção de uma práxis ética e favorável ao desenvolvimento humano. Nossa associação é lugar de acolhimento de dúvidas, opiniões, ideias e inquietações; lugar de encontros profícuos que ensejam novos movimentos e colaboram com a construção de possibilidades para o fazer cotidiano. Nos inspiramos na epígrafe para registrar uma paráfrase que nos representa: Praxis Psi, mutirão de todos.

Seja bem vindo!

Ana Paula Pimentel
(Diretora Fundadora)

Claudia Cristina P. Marendaz
(Tesoureira)

Andreia dos Santos Silva
Renata Lúcia L. de Souza
(Secretárias)

Renata Sucupira S. de São Justo
Renan Almeida da Silva
Hellen Guedes do Nascimento
(Conselheiros Fiscais)