Corpo Docente

Atualizado em: 11 de setembro de 2015 por praxis

Ana Beatriz Ferreira R. A. de Souza – Psicóloga graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicanálise pela UFF. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

Ana Beatriz Raimundo de Castro – Psicóloga graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicologia Clínica e Institucional: Modalidade Residência Hospitalar pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ). Especialista em Psicologia e Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Especialista em Gestão de Saúde pelo Instituto de Medicina Social (IMS/ UERJ). Psicóloga Clínica e Institucional. Psicóloga do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Ana Carolina Dias Vieira – Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Diretora de supervisão e orientação clínica da ONG Casa da Árvore. Articuladora de campo e pesquisadora do projeto Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis no Rio de Janeiro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ). Membro do Instituto Cultural Freud. Psicanalista.

Ana Paula de Aguiar Barcellos – Psicóloga graduada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Psicanálise e saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Professora da UNESA.

Ana Paula Pimentel – Psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): bacharelado e licenciatura. Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela UERJ. Mestranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP – FIOCRUZ). Diretora fundadora da instituição Praxis – Centro de Estudos e Atenção Psicológica. Psicóloga Clínica.

Ana Rosa Mauro de Melo – Médica Psiquiatra. Especialista em Psicanálise pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Psiquiatra da Casa de Saúde Alfredo Neves –Niterói-RJ. Psiquiatra do ambulatório Pam Neves – São Gonçalo-RJ. Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil. Coordenadora do seminário O cinema sob a ótica de Lacan.

Andreia dos Santos Silva – Formada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bacharelado e Licenciatura. Especializada em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialização em Neuropsicologia na Santa Casa de Misericórdia. Especialista em Dificuldade de Aprendizagem Prevenção e Reeducação pela Faculdade de Educação da UERJ. Professora Instrutora em Extensão Universitária UERJ, no curso Aperfeiçoamento sobre o tema violência contra crianças. Formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Universidade de São Paulo (USP).  Coordenação Acadêmica do Curso Neuropsicologia e Educação Inclusiva (PRAXIS PSI).

Anna Carolina Tardin Azevedo Estefan  – Psicóloga graduada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCM/RJ). Mestranda em Psicologia Clínica -Neurociência pela Pontifícia Universidade Católica (PUC–Rio). Neuropsicóloga no Centro Neurológico de Teresópolis.

Bruna Musacchio Guaraná – Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em psicologia clínica pela PUC-RJ. Doutoranda pelo Programa de Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Psicanalista participante do Núcleo de Pesquisa Práticas da Letra da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-Rio).

Carolina Cunha L. Ribeiro – Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em atendimento à famílias imigrantes com foco em crianças e adolescentes pela San Diego University for Integrative Studies (SDUIS), atuando como psicóloga no programa Youth At Risk (YAR) pela ONG Mental Health Service (MHS). Psicóloga da ONG Casa da Árvore, que há 10 anos oferece atendimento a crianças de 0 a 12 anos nas comunidades do Turano (Rio Comprido), em parceria com a Clinica da Família Estácio de Sá e Ilha da Conceição (Niterói). Psicanalista participante do Núcleo de Pesquisa Psicanalise e Medicina da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-Rio).

Carolina Paixão de Albuquerque Pinheiro – Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC–Rio). Especialista em Clínica Psicanalítica pelo IPUB/UFRJ. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC – Rio. Membro do Instituto de Estudos da Complexidade (IEC). Psicanalista, membro Associado da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID).

Cristiane Neve Pereira – Psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga na ONG Movimento de Mulheres em São Gonçalo – Projeto NEACA-SG (Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e Sexual do Município de São Gonçalo. Técnica de Atendimento Social na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA/RJ. Docente do Curso de Extensão-Aperfeiçoamento sobre o tema Violência Contra Crianças oferecido pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ). Autora dos livros: PEREIRA, C.N. O Trauma, o Estranho e o Psiquismo Infantil – Consequências da Violência Intrafamiliar. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2007.

Edlamar Mendes Correia  (CRP 0542193) – Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial (UERJ). Pedagoga com título de Orientação Educacional, Reabilitação Neuropsicológica (USP).  Formação em saúde mental da criança e do adolescente (UFF). Possui experiência na prática de avaliação e intervenção psicopedagógica e palestras educacionais. Tutora COGWEB (Treino Cognitivo)- Portugal (Neuroinova) e Tutora COGMED (Treino em Memória operacional online) Pearson. Atua com Reabilitação Neuropsicológica na Clinica de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica Integrada – CLINPSI e Consultório Particular.

Felipe Vianna Pinheiro – Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ. Psicanalista participante do Núcleo de Topologia do ICP, ligado a Escola Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (EBP-RJ). Participante do projeto de pesquisa A suplência nas psicoses no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro – CPRJ (CNPq/UERJ). Terapeuta do IEC – Instituto de Estudos da Complexidade.

Fernando Gomes de Oliveira – Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Especialização em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Mestre em Psicologia Clínica na PUC-RJ. Psicólogo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ.

Gabrieli Branco Martins – Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com período de Intercâmbio Acadêmico na Facultad de Ciencias Sociales da Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, Colômbia. Especialista em Oncologia pela Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Mestranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). É uma das autoras do livro “Diálogos em Saúde Pública e Serviço Social: a experiência do assistente social em oncologia” lançado em 2017 pelo INCA.

Gisele Viegas Dias Ferreira (CRP 0532642) – Formada em Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Neuropsicóloga do Setor de Neuropsiquiatra Infanto-Juvenil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – SCMRJ. Preceptora do Curso de Especialização em Neuropsicologia da SCMRJ. Pesquisadora do PROJAD/IPUB da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável técnica da CLINPSI – Clínica de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica Integrada. Psicopedagoga, Psicóloga Clínica e Escolar.

Guilherme Hosken Veiga – Possui graduação em Psicologia pela Wingate University (EUA). Pós-graduado em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Mestrando em Neurociências pela divisão de neurologia da Faculdade de Medicina (USP). Professor de “Novas Tecnologias em Reabilitação Cognitiva” no curso de especialização em reabilitação neuropsicológica do HCFMUSP. Sócio Fundador da NeuroAttention Clínica de Atenção e Memória e criador do programa Oficina da Cognição.

Julia Rodrigues Valle Milman – Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do projeto de pesquisa Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, primeiros passos para o desenvolvimento nacional no Instituto Fernandes Figueira (IFF)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Coordenadora do Núcleo de trabalho em creches comunitárias. Psicóloga na Creche comunitária Dona Marcela. Psicóloga do projeto Badalando a cidadania: a promoção da saúde e a qualidade de vida de adolescentes de baixa renda desenvolvido em parceria entre o Grupo de Atenção à Saúde do Adolescente – GASA, do Instituto Fernandes Figueira (IFF)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Grêmio Recreativo Carnavalesco Badalo de Santa Teresa. Pssicanalista associada ao Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Lia Cristina Mello Pellini Vieira – Psicóloga graduada e Licenciada pelas Faculdades de Humanidades Pedro II (FAHUPE/RJ). Especialista em Serviços de Saúde Social – Indiana University School of Social Worker (CIP Program) USA. Programa internacional para jovens líderes e profissionais de saúde pública. Estágio no Saint Vincent Hospital de Indianápolis. Pós-Graduação em Neuropsicoterapia pela Escola de Pós-Graduação da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialista em Psicologia Clínica do Adolescente pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela UFRJ. Doutora em Psicologia Clínica – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Psicóloga/psicopedagoga do Colégio São Paulo – Teresópolis/RJ. Professora de teoria psicanalítica no Hospital Samaritano e Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro no Curso de Pós-Graduação.

Livia de Figueiredo – Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).  Especialista em Psicossomática pela Fundação Carlos Chagas (FCC-RJ).  Psicanalista em formação na Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro.  Coordenadora e palestrante sobre cuidados e cuidadores. Supervisora, psicóloga Clínica e consultora em psicanálise nas empresas.

Maria Christina da Costa Santos – Psicóloga graduada pela Universidade Santa Úrsula. Especialista em Psicologia Clínica com crianças pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Psicóloga na ONG Projeto Girassol (atendimento de crianças e Adolescentes de escolas municipais). Psicóloga na escola Instituto Metodista de Ensino Suzana Wesley – Rocinha. Professora do Instituto de Psicologia e Psicanálise da Universidade Santa Úrsula. Psicanalista associada ao fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Mariana Ribeiro Marques – Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ. Professora do curso de formação de educadoras realizado através do programa de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao Centro de Referência das Mulheres da Maré. Psicóloga da ONG Casa da Àrvore, que há 10 anos oferece atendimento a crianças de 0 a 12 anos nas comunidades do Chapéu Mangueira (Leme), Turano (Rio Comprido) e Ilha da Conceição (Niterói). Psicóloga da Clínica Social do Instituto de Estudos da Complexidade (IEC), que oferece atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos de baixa renda.

Nataly  Netchaeva Mariz – Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Psicologia Clínica Institucional: Modalidade Residência Hospitalar pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ)Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio – Sanduíche (Universidade Paris V – França).

Nilton Rodrigues Junior Psicólogo graduado pela Universidade Santa Úrsula. Mestre em Sociologia (concentração em Antropologia) pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Pós-doutor em Antropologia pelo Departamento de Antropologia Cultural da UFRJ.   Professor da Universidade Estácio de Sá.  Psicanalista associado ao Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise.

Paulo Ritter  –  Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo Instituto Municipal Phillipe Pinel/Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil – RJ. Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Psicólogo da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP).

Rafael Ferreira Lima Dias – Psicólogo graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Acompanhante Terapêutico da Equipe Dom Quixote e Psicólogo da enfermaria feminina do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba/Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Psicólogo clínico.

Renata de Oliveira Fidelis – Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Psicologia Clínico-Institucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Psicóloga da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho.

Richard Harrison Oliveira Couto – Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Principais temas de atuação: clínica e pesquisa em psicanálise, tratamento infantil, diálogo entre psicanálise e medicina, psicanálise e saúde mental e relação entre psicanálise e reforma psiquiátrica brasileira. Docente da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Rodrigo Lyra Carvalho – Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ. Especialista em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Sergio Gomes da Silva – Psicólogo graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direitos Humanos pelo Departamento de Fisolosofia da UFPB. Especialista em Sexualidade Humana pelo Centro de Educação da UFPB. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicinal Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Supervisor de Estágio em Psicologia na Divisão de Psicologia Aplicada Profa. Isabel Adrados do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Psicoterapeuta do Instituto de Estudos da Complexiadade – IEC; Psicólogo Clínico e Psicanalista.

Thais G. Braga Silveira (CREFONO 110086) –  Graduada em Fonoaudiologia pela FRASCE (Faculdade de Reabilitação da ASCE). Especialização em Voz pela CLINVOZ – Centro de Estudos da Voz falada e cantada e suas alterações. Aperfeiçoamento em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pelo CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica). Aperfeiçoamento em Neuroaprendizagem pelo CEFAC. Fonoaudióloga Clínica e Consultora Escolar, com atuação nas áreas da Comunicação, Voz, Linguagem e Aprendizagem.  Responsável técnica pela VOICE – Consultoria em Fonoaudiologia.

Teresinha Costa – Mestre em pesquisa e clínica em psicanálise pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) das Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath) em Niterói – RJ, onde também é professora, supervisora do estágio clínico e orientadora de pesquisa sobre a clínica psicanalítica com crianças dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). É professora do programa de pós-graduação em Psicanálise da Universidade Veiga de Almeida (UVA). É autora do livro Édipo (Rio de Janeiro, Zahar, 2010) e também do livro Psicanálise com crianças (Rio de Janeiro, Zahar, 2010).

Wagner Erlange Monteiro Lima – Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro – CAPS III João Ferreira e CAPS II Carlos Augusto Magal. Psicanalista.