Neuropsicologia e Educação Inclusiva

Atualizado em: 26 de janeiro de 2016 por praxis

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PARA SE INSCREVER:
1º – Realizar preenchimento da ficha de inscrição on-line: CLIQUE AQUI
2º – Aguardar confirmação, via e-mail e demais informações

 

CARGA HORÁRIA: 35 horas
DURAÇÃO: 
5 meses
TURMA: 
Sábado – (mensal), das 09h00 às 16h30

PREVISÃO DE NOVA TURMA: 1º semestre – 2018

APRESENTAÇÃO:

Educar é orientar para a aquisição de novos comportamentos. As estratégias pedagógicas utilizadas por educadores durante o processo ensino-aprendizagem são estímulos que produzem a reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento, resultando em mudanças comportamentais. Cotidianamente, educadores, entre eles pais e professores, atuam como agentes nas mudanças neurobiológicas que levam à aprendizagem, embora conheçam muito pouco sobre como o cérebro funciona. O desenvolvimento das neurociências nas últimas décadas permitiu uma abordagem mais científica do processo ensino-aprendizagem, fundamentada pela compreensão de alguns, mas não de todos os processos cognitivos, explicitando a necessidade do estabelecimento de uma interface entre a neurociência, notadamente a Neuropsicologia, e a educação, pautada por princípios éticos necessários na abordagem e intervenções sobre o comportamento humano (Guerra LB, 2007).

No contexto da Educação, a Neuropsicologia pode auxiliar na compreensão de como o indivíduo aprende e na construção de estratégias que ajuste a escola à criança ao invés de esperar que a criança se ajuste à escola, no caso de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).

Desta forma, o seu conhecimento é imprescindível para compreender como a aprendizagem se desenvolve.

 

PÚBLICO ALVO:
O curso é destinado a profissionais das áreas de saúde e educação, assim como estudantes de graduação dos últimos períodos, que estejam interessados no campo teórico-clínico da Neuropsicologia e sua contribuição para a compreensão do processo de desenvolvimento infantil e suas conexões com a educação especial e inclusiva.

 

OBJETIVO:
Estimular profissionais e estudantes a buscar o saber neuropsicológico como ferramenta importante para a construção de práticas educacionais  inclusivas.

 

PROGRAMA:
O curso propiciará um espaço de discussão e reflexão sobre os seguintes temas:

27/08
Módulo-1- Neuropsicologia na sala de aula;
Módulo-2- Contribuições da Neuropsicologia para a educação especial e inclusiva: desafios e perspectivas;

24/09
Módulo-3- Transtornos do  Neurodesenvolvimento e o impacto na aprendizagem;
Módulo-4- Deficiência visual e auditiva; Deficiências Múltiplas; Paralisia Cerebral; Altas Habilidades;

29/10
Módulo-5- Avaliação e Reabilitação dos transtornos da linguagem;
Módulo-6- Oficina: Reabilitação cognitiva dos principais transtornos da Linguagem;

26/11
Módulo-7- Psicopatologia da infância e adolescência – Principais transtornos comportamentais e o papel da psicofarmacologia;
Módulo-8- A utilização de jogos nos processo de educação especial e inclusiva;

17/12
Módulo-9- Oficina: Adaptação curricular e o desenvolvimento pleno das capacidades. O olhar da Psicopedagogia;
Módulo-10- Oficina: Adaptação curricular e o desenvolvimento pleno das capacidades. O olhar da Neuropsicologia.

 

LOCAL:
O curso será realizado na sede do Praxis:
Rua Soares Caldeira, 142 – Salas 203 e 208 Madureira/Rio de Janeiro – RJ

 

CERTIFICAÇÃO:
Será concedido certificado para quem cumprir o pré-requisito: Frequência em, no mínimo, 75% das aulas.

 

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Andreia Silva (CRP-05/38968)

 

CURRÍCULO DOS DOCENTES:

Andreia dos Santos Silva (CRP 0538968) Formada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bacharelado e Licenciatura. Possui experiência nas áreas de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes eixos: Psicologia infantil, Violência Contra a Criança, Abuso Sexual, Assédio Moral e Saúde Mental. Especialista em Dificuldade de Aprendizagem Prevenção e Reeducação pela Faculdade de Educação da UERJ. Especializada em Psicologia Jurídica pela Universidade Candido Mendes. Especialização em Neuropsicologia na Santa Casa de Misericórdia. Formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Atualização em Psicanálise com Crianças no Praxis Psi. Coordenação Acadêmica do Curso Neuropsicologia e Educação Inclusiva. Consultório Particular.

Ana Rosa Mauro de Melo (CRM 484944) – Médica Psiquiatra. Psiquiatra da Casa de Saúde Alfredo Neves –Niterói-RJ. Psiquiatra do ambulatório Pam Neves – São Gonçalo-RJ. 

Anna Carolina Tardin Azevedo Estefan  – Psicóloga graduada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCM/RJ). Mestre em Psicologia Clínica-Neurociência pela Pontifícia Universidade Católica (PUC–Rio). Neuropsicóloga no Centro Neurológico de Teresópolis.

Edlamar Mendes Correia  (CRP 0542193)  Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial (UERJ). Pedagoga com título de Orientação Educacional, Reabilitação Neuropsicológica (USP).  Formação em saúde mental da criança e do adolescente (UFF). Possui experiência na prática de avaliação e intervenção psicopedagógica e palestras educacionais. Tutora COGWEB (Treino Cognitivo)- Portugal (Neuroinova) e Tutora COGMED (Treino em Memória operacional online) Pearson. Atua com Reabilitação Neuropsicológica na Clinica de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica Integrada – CLINPSI e Consultório Particular.

Gisele Viegas Dias Ferreira (CRP 0532642)  Formada em Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Neuropsicóloga do Setor de Neuropsiquiatra Infanto-Juvenil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – SCMRJ. Preceptora do Curso de Especialização em Neuropsicologia da SCMRJ. Pesquisadora do PROJAD/IPUB da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável técnica da CLINPSI – Clínica de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica Integrada. Psicopedagoga, Psicóloga Clínica e Escolar.

Guilherme Hosken Veiga  Possui graduação em Psicologia pela Wingate University (EUA). Pós-graduado em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Mestrando em Neurociências pela divisão de neurologia da Faculdade de Medicina (USP). Professor de “Novas Tecnologias em Reabilitação Cognitiva” no curso de especialização em reabilitação neuropsicológica do HCFMUSP. Sócio Fundador da NeuroAttention Clínica de Atenção e Memória e criador do programa Oficina da Cognição

Thais G. Braga Silveira (CREFONO 110086) –  Graduada em Fonoaudiologia pela FRASCE (Faculdade de Reabilitação da ASCE). Fonoaudióloga Clínica e Consultora Escolar, com atuação nas áreas da Comunicação, Voz, Linguagem e Aprendizagem. Especialização em Voz pela CLINVOZ – Centro de Estudos da Voz falada e cantada e suas alterações. Aperfeiçoamento em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pelo CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica). Aperfeiçoamento em Neuroaprendizagem pelo CEFAC. Responsável técnica pela VOICE – Consultoria em Fonoaudiologia.

 

Observações.:

O preenchimento da ficha de inscrição não garante a vaga no curso.

A matrícula somente será efetivada após confirmação do pagamento.

 

 

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Este é um CURSO LIVRE, sob a responsabilidade exclusiva do PRAXIS PSI. A base legal para oferta desse curso encontra-se na Lei nº 9394/96 (artigos 67 e 87, INCISO III) e Parecer nº 64/2004-CEDF. Há amparo nos Decretos Federais nº 2.208/97  e  nº 2.494/98; e também na Constituição Federal artigo 205 (“caput”) e artigo 206, inciso II. Sendo assim, o curso não necessita de autorização ou reconhecimento de Conselhos ou órgãos de Educação, tendo seu certificado emitido por nossa instituição.

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