Psicanálise e Envelhecimento

Atualizado em: 30 de novembro de 2017 por praxis

Post

 

PARA SE INSCREVER:

1º – Realizar preenchimento da ficha de pré-inscrição on-line: CLIQUE AQUI
2º – Aguardar confirmação, via e-mail, e demais informações.

  

APRESENTAÇÃO
Com o envelhecimento da população brasileira tem sido crescente o número de idosos que buscam análise. Porém, ainda são poucos os espaços de discussão sobre a especificidade desta clínica.

OBJETIVOS DO CURSO
O curso de Iniciação em Psicanálise e Envelhecimento visa auxiliar na construção de ferramentas teórico-clínicas para os profissionais que desejam prestar um cuidado orientado pela escuta psicanalítica ao público idoso. Serão estudadas questões acerca do envelhecimento, a partir da Psicanálise, de forma a iniciar a preparação dos participantes para atuar na clínica com idosos. O curso também conta com suporte via plataforma de Ensino à distância (comunidade EAD), que facilita a organização e disponibilização do material de estudo.

PÚBLICO ALVO
Psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais de saúde.

LOCAL DAS AULAS
Madureira/RJ

CARGA HORÁRIA / AULAS
35 h/a.

DURAÇÃO DO CURSO
4 meses

DIAS DE AULA
03.Março
07.Abril
05.Maio
02.Junho
16.Junho

HORÁRIO
das 09h30h às 17h10

DOCENTES 
Ana Beatriz Raimundo de Castro – Psicóloga graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicologia Clínica e Institucional: Modalidade Residência Hospitalar pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ). Especialista em Psicologia e Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Especialista em Gestão de Saúde pelo Instituto de Medicina Social (IMS/ UERJ). Psicóloga do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Psicóloga Clínica e Institucional.

Renata de Oliveira Fidelis – Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Psicologia Clínico-Institucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Psicóloga da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS- RJ).

 

PROGRAMA

  • Políticas públicas e envelhecimento;
  • Saúde do idoso e promoção de saúde na velhice;
  • O discurso médico e o discurso psicanalítico;
  • O sujeito não envelhece;
  • A chegada ao tratamento e as entrevistas iniciais;
  • Clínica com idosos;
  • A velhice e suas implicações no corpo;
  • Sexualidade na velhice;
  • Aspectos psicanalíticos do esquecimento;
  • Luto na clínica com idosos;
  • Finitude e sentimento de estranheza;
  • Depressão e envelhecimento;
  • Psicanálise, arte e envelhecimento.

 

METODOLOGIA:
– Aulas expositivas;
– Recursos audiovisuais;
– Discussão em grupo;
– Estudos dirigidos.

 

CERTIFICAÇÃO:
Será concedido certificado para aqueles que atingirem frequência mínima de 75% . O certificado será enviado exclusivamente por e-mail (formato virtual).

 

VAGAS:
Quinze (15)

 

INVESTIMENTO:

R$700,00: 1 parcela  (já incluso o desconto) ou até 12 parcelas  (com juros do cartão). Simule no botão abaixo:

_________________

Este é um CURSO LIVRE, sob a responsabilidade exclusiva do PRAXIS PSI. A base legal para oferta desse curso encontra-se na Lei nº 9394/96 (artigos 67 e 87, inciso III) e Parecer nº 64/2004 – CEDF. Há amparo nos Decretos Federais nº 2.208/97  e  nº 2.494/98; e também na Constituição Federal, artigos 205 (“caput”) e 206, inciso II. Sendo assim, o curso não necessita de autorização ou reconhecimento de Conselhos ou órgãos de Educação, tendo seu certificado emitido por nossa instituição.