Atualização em Psicanálise com crianças

Atualizado em: 10 de setembro de 2015 por praxis


Praxis 001

INÍCIO: 27/01/2018

 

PARA SE INSCREVER:

1º – Realizar preenchimento da ficha de pré-inscrição on-line: CLIQUE AQUI
2º – Aguardar confirmação, via e-mail, e demais informações.

  

APRESENTAÇÃO
O curso de Atualização em Psicanálise com crianças é presencial e pertence às áreas de ciências humanas, saúde, educação e afins.

PÚBLICO ALVO
Profissionais das áreas de saúde, educação e ciências humanas ou sociais, assim como estudantes que estejam em fase de conclusão da graduação, interessados no aporte teórico-clínico da Psicanálise como suporte ao cuidado infantil.

JUSTIFICATIVA
O curso objetiva incentivar e desenvolver o estudo da Psicanálise com crianças, nas suas vertentes de método de investigação, técnica terapêutica e saber novo.
A implantação desse programa é uma proposta que resulta da parceria entre ABPC (Associação Brasileira de Psicanálise Clínica) e o PRAXIS. O objetivo não é a formação de psicólogos ou psicanalistas, mas a coordenação de um estudo sistemático da Psicanálise com crianças. Busca-se atualizar os participantes e agregar conhecimento para o desempenho de suas funções, conforme sua habilitação, quando a intervenção profissional, estudo ou pesquisa seja orientado ao cuidado infantil.

OBJETIVOS DO CURSO
As singularidades do trabalho com crianças convertem esse fazer num campo específico do saber e da prática. É fundamental desenvolver olhar e escuta capazes de promover reflexões teórico-clínicas compatíveis com os cuidados que a atividade exige. O reconhecimento da complexidade do cuidado infantil, bem como das graves questões contemporâneas que envolvem a infância, sublinham a necessidade de se obter um conhecimento que auxilie o profissional nessa práxis.

O trabalho de atenção à criança, nos diferentes campos em que acontece hoje em dia (consultórios, escolas, hospitais, abrigos, Centros de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, etc), nos questiona e convoca ao estudo e entendimento da dinâmica inconsciente e estrutura psíquica da criança, dos sintomas e transtornos que afetam esse pequeno sujeito às voltas com as vicissitudes do vir a ser e estar no mundo.

O Curso tem um enfoque a partir da clínica com crianças, visando pensar e repensar a teoria, a metapsicologia e a técnica. Fundamenta-se nos relatos de casos de análise de crianças (de autores clássicos e contemporâneos). O percurso é marcado por estudo teórico pautado em uma pluralidade de linhas de pensamento, que oferece a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da Psicanálise de criança. Privilegia-se o estudo das operações constitutivas, da sexualidade e do desenvolvimento pulsional infantil.

Nosso objetivo é propiciar o desenvolvimento de olhar crítico, raciocínio clínico e conhecimento para interpretação dos múltiplos significados veiculados pela linguagem infantil: o brincar. Para isso, oferecemos um espaço profícuo para o estudo bibliográfico e de casos pertinentes, discussões estruturadas, troca de experiências e orientações que articulam prática e teoria.

O curso também conta com suporte via plataforma de Ensino à distância (comunidade EAD), que facilita a comunicação e interação entre alunos e tutores e organização de material de estudo.

LOCAL DAS AULAS
Madureira/RJ

CARGA HORÁRIA / AULAS
182 h/a.

DURAÇÃO DO CURSO
2 anos

DIAS DE AULA
Sábado (1 vez por mês): das 09h30h às 17h00.

PROJETO PEDAGÓGICO 
ABPC – Associação Brasileira de Psicanálise Clínica. Associação filiada a APC-ES (Associação de Psicanálise Clínica do Estado do Espírito Santo), que visa congregar pessoas portadoras de diploma de nível superior das mais diversas áreas para estudar, desenvolver e difundir a Psicanálise através de seus cursos de extensão e especialização.
PRAXIS – Centro de Estudos e Atenção Psicológica

AVALIAÇÃO:
>> Um trabalho ao final de cada módulo cursado (facultativo);
>> Um trabalho de conclusão de curso;
>> Frequência mínima de 75% em cada disciplina.

RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
1. Cópia do diploma da graduação  (ou declaração da Universidade);
2. Cópia da Carteira de Identidade (RG);
3. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
4. Comprovante de Residência.

GRADE DE DISCIPLINAS

 Técnica na Psicanálise Infantil (Profº Felipe Vianna)

 Psicanálise com Crianças  (Profª Bruna Americano)

Psiquiatria, diagnóstico diferencial e medicalização (Profª Ana Rosa Mauro)

 As interfaces da infância até a construção da sexualidade (Profº Nilton Junior)

 Introdução a Ludoterapia e importância dos desenhos (Profª Letícia Barbosa)

 A infância e o infantil na relação com o outro (Profª Nelly Brito)

A questão dos pais na psicanálise infantil ( Profª Carolina Cunha)

Clinica do autismo e psicose infantil (Profº Rafael Dias)

A constituição subjetiva da criança e fantasias infantis  (Profº Richard Couto)

As intervenções psicanalíticas possíveis em bebês (Profº Carolina Paixão)

Psicopatologia das relações objetais e da fala (Profº Rafael Dias)

Inteligência, inibição intelectual, debilidade e Atraso escolar (Profª Andreia Silva)

Transferência e interpretação na clínica com crianças (Profª Ana Beatriz Castro)

Angústia e desenvolvimento infantil: Conflitos na elaboração do luto (Profª Cristiane Neves)

Consultas Terapêuticas e Jogo de Rabiscos (D. W. Winnicott) (Profº Rosa Lúcia)

Seminários Avançados – Estudos de casos clínicos (Profª  Lia Pellini)

 

 

(*) O início do curso está sujeito a formação de turma.

(*) Poderá haver remanejamento de módulos e professores.

(*) Para acessar o currículo dos docentes, CLIQUE AQUI
_________________________________________________________________________________________________

Este é um CURSO LIVRE, sob a responsabilidade exclusiva do PRAXIS PSI. A base legal para oferta desse curso encontra-se na Lei nº 9394/96 (artigos 67 e 87, INCISO III) e Parecer nº 64/2004-CEDF. Há amparo nos Decretos Federais nº 2.208/97  e  nº 2.494/98; e também na Constituição Federal artigo 205 (“caput”) e artigo 206, inciso II. Sendo assim, o curso não necessita de autorização ou reconhecimento de Conselhos ou órgãos de Educação, tendo seu certificado emitido por nossa instituição.

_________________________________________________________________________________________________