Psicanálise com Crianças

 

PARA SE INSCREVER:

1º – Realizar preenchimento da ficha de pré-inscrição on-line: CLIQUE AQUI
2º – Aguardar confirmação, via e-mail, e demais informações.

  

APRESENTAÇÃO
O curso de Atualização em Psicanálise com crianças é presencial e pertence às áreas de ciências humanas, saúde, educação e afins.

PÚBLICO ALVO
Profissionais das áreas de saúde, educação e ciências humanas ou sociais, assim como estudantes que estejam em fase de conclusão da graduação, interessados no aporte teórico-clínico da Psicanálise como suporte ao cuidado infantil.

OBJETIVOS
O curso objetiva incentivar e desenvolver o estudo da Psicanálise com crianças, nas suas vertentes de método de investigação, técnica terapêutica e saber novo.
O objetivo do curso não é a formação de psicólogos ou psicanalistas, mas a coordenação de um estudo sistemático sobre Psicanálise com crianças. Buscamos atualizar os participantes e agregar conhecimento para o desempenho de suas funções, conforme sua habilitação, quando a intervenção profissional, estudo ou pesquisa seja orientado ao atendimento infantil.

JUSTIFICATIVA
As singularidades do trabalho com crianças convertem esse fazer num campo específico do saber e da prática. É fundamental desenvolver olhar e escuta capazes de promover reflexões teórico-clínicas compatíveis com os cuidados que a atividade exige. O reconhecimento da complexidade do cuidado infantil, bem como das graves questões contemporâneas que envolvem a infância, sublinham a necessidade de se obter um conhecimento que auxilie o profissional nessa práxis.

O trabalho de atenção à criança, nos diferentes campos em que acontece hoje em dia (consultórios, escolas, hospitais, abrigos, Centros de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, etc), nos questiona e convoca ao estudo e entendimento da dinâmica inconsciente e estrutura psíquica da criança, dos sintomas e transtornos que afetam esse pequeno sujeito às voltas com as vicissitudes do vir a ser e estar no mundo.

PROJETO PEDAGÓGICO
O Curso tem um enfoque a partir da clínica com crianças, visando pensar e repensar a teoria, a metapsicologia e a técnica. Fundamenta-se nos relatos de casos de análise de crianças (de autores clássicos e contemporâneos, bem como da experiência dos docentes) e no estudo de bibliografia da área. Assim, o percurso é marcado por estudo teórico pautado em uma pluralidade de linhas de pensamento, que oferece a oportunidade de se refletir sobre as diversas tendências da Psicanálise de criança. Privilegiamos o estudo das operações constitutivas, da sexualidade e do desenvolvimento pulsional infantil.

Nos orientamos a propiciar o desenvolvimento de olhar crítico, raciocínio clínico e conhecimento para interpretação dos múltiplos significados veiculados pela linguagem infantil: o brincar. Para isso, oferecemos um espaço profícuo para o estudo bibliográfico e de casos pertinentes, discussões estruturadas, troca de experiências e orientações que articulam prática e teoria.

O curso também conta com suporte via plataforma de Ensino à distância (comunidade EAD), que facilita a comunicação e interação entre alunos e tutores e organização de material de estudo.

LOCAL DAS AULAS
Madureira/RJ

CARGA HORÁRIA / AULAS
168 h/a.

DURAÇÃO DO CURSO
2 anos

DIAS DE AULA
Sábado (1 vez por mês): das 09h30h às 17h10.

AVALIAÇÃO:
>> Um trabalho ao final de cada módulo cursado (facultativo);
>> Um trabalho de conclusão de curso;
>> Frequência mínima de 75% em cada disciplina.

RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
1. Cópia do diploma da graduação  (ou declaração da Universidade);
2. Cópia da Carteira de Identidade (RG);
3. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
4. Comprovante de Residência.

GRADE DE DISCIPLINAS

1 Introdução ao Estudo da Psicanálise com Crianças 14 h/a
2 As Fantasias Infantis na Clínica Psicanalítica 14 h/a
3 As Interfaces da Infância até a Construção da Sexualidade 14 h/a
4 Técnica na Psicanálise com Crianças 14 h/a
5 Intervenções Psicanalíticas na Clínica com Bebês 14 h/a
6 O Brincar e os Desenhos na Clínica Infantil 14 h/a
7 A Infância e o Infantil na Relação com o Outro (pais) 14 h/a
8 Angústia e Desenvolvimento Infantil 14 h/a
9 Introdução à Teoria e Clínica Winnicottiana com Crianças 14 h/a
10 Psiquiatria, Diagnóstico Diferencial e Medicalização  14 h/a
11 Clinica do Autismo e Psicose Infantil 14 h/a
12 Dificuldades Escolares – Uma Visão Psicanalítica 14 h/a

 

(*) A ordenação das disciplinas é apenas para fins de apresentação.
(*) Poderá haver remanejamento de módulos e professores.
(*) Para acessar o currículo dos docentes, CLIQUE AQUI
_________________________________________________________________________________________________

Este é um CURSO LIVRE, sob a responsabilidade exclusiva do PRAXIS PSI. A base legal para oferta desse curso encontra-se na Lei nº 9394/96 (artigos 67 e 87, INCISO III) e Parecer nº 64/2004-CEDF. Há amparo nos Decretos Federais nº 2.208/97  e  nº 2.494/98; e também na Constituição Federal artigo 205 (“caput”) e artigo 206, inciso II. Sendo assim, o curso não necessita de autorização ou reconhecimento de Conselhos ou órgãos de Educação, tendo seu certificado emitido por nossa instituição.